Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré
A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante … Leia mais
A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante … Leia mais
O evento organizado pelos próprios servidores, contou com a presença de profissionais da unidade, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde.
De acordo com o presidente da Emdur, Bruno Holanda, a intervenção vai além da parte técnica — trata-se também de um investimento no potencial econômico e turístico do local.
“Estar aqui, neste local que tem tanto valor para nossa história, nos lembra que o cuidado com o meio ambiente também passa pelo respeito à memória, à identidade e às futuras gerações”, afirmou Joana Aurélia.
“O evento, que segue até domingo (25), é uma verdadeira celebração da cultura popular, marcada por muita música, dança, segurança, alegria e comidas típicas”, disse o prefeito Léo Moraes.
De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Arraiá da Prefs reforça o compromisso do município de como as políticas públicas podem integrar a cultura, o lazer e a valorização social.
O evento contará com duas atrações nacionais. Logo na abertura, o público poderá conferir de pertinho a apresentação da cantora Ju Marques, sucesso nas plataformas digitais e nas redes sociais.
As apresentações musicais nacionais ficarão por conta da banda Forró do Muído e Ju Marques, artistas que vêm dominando não apenas o mercado musical, mas também as redes sociais, o que promete levar um grande público ao evento.
O local foi escolhido por proporcionar um ambiente mais adequado para receber o público, as atrações culturais e, ainda, oferecer mais conforto para os vendedores ambulantes que participarão da festa.
Um acervo histórico que remonta a construção do estado de Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré se tornou sinônimo de abandono por décadas, porém, desde o início de 2025, passou a ser prioridade no plano de ação da Prefeitura de Porto Velho.
Os jogos serão realizados nos finais de semana, durante o dia, e à noite acontecerão alguns jogos do Sub-16. Quando a bola começar a rolar na quadra, os confrontos prometem muita emoção e adrenalina para os jogadores e o público.
O superintendente estadual dos Povos Indígenas, Gasodá Suruí, destacou a relevância do evento. “O Festival é um espaço que promove o respeito às comunidades indígenas, fortalecendo seus direitos e valorizando saberes tradicionais que, muitas vezes, são desvalorizados. Esse é um dos papéis fundamentais da Superintendência.”
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Paulo Moraes Júnior, a Prefeitura já iniciou esse trabalho de resgate da história através da reativação da Litorina.
Em Porto Velho, o trabalho desenvolvido pela artesã Hadassa Oliveira reflete bem esse universo de cultura e arte que envolve a profissão de artesão.
Desde a década de 1990, a Bailarina promove diversas festas infantis gratuitas para as famílias em alusão a datas comemorativas.
No primeiro dia de gestão, o prefeito Léo Moraes anunciou a entrada gratuita para moradores de Porto Velho no museu do complexo, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao turismo histórico.
A Polícia Militar realizou a desobstrução das vias ao fim do desfile e, ao contrário do que geralmente acontecia em edições passadas, não houve necessidade do uso de artefatos como bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o público que permanecia aglomerado na avenida.
Evento atraiu foliões e impulsionou o cenário cultural e econômico local
“No ano passado, a proibição deixou muitos grupos sem um local adequado para ensaiar, comprometendo a preparação para os tradicionais festivais juninos. Mas essa realidade mudou. Agora, todas as quadrilhas juninas poderão se organizar e ensaiar com estrutura e segurança nos espaços municipais”, destacou o prefeito Léo Moraes.
O primeiro bloco na avenida vai ser o Areal Folia, no dia 21 de fevereiro. Já a tradicional Banda do Vai Quem Quer acontece no dia 1º de março, sábado de carnaval.