Na tarde desta sexta-feira (17), João Gabriel Vieira do Nascimento, conhecido como “Biel”, entregou-se à polícia em Porto Velho, Rondônia. Apontado pelas investigações como integrante do alto escalão de uma facção criminosa que realizou ataques nos últimos dias, ele negociou sua rendição com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia.
Os ataques, que incluíram a queima de veículos em diferentes pontos da capital e em municípios do estado, geraram pânico na população e desencadearam uma grande operação policial.
A rendição de “Biel” foi intermediada por representantes da Associação de Familiares de Pessoas Presas, que estabeleceram contato com advogados para formalizar o ato. Com sua prisão, sobe para 15 o número de detidos pela operação policial que combate o grupo criminoso.
“Biel” apresentou-se na Delegacia de Patrimônios, local previamente acordado, com o rosto coberto. Durante o ato, negou qualquer envolvimento nos ataques registrados nos últimos dias. Após a entrega, a Polícia Civil realizou os procedimentos legais e ele foi encaminhado ao complexo penitenciário.
Vanessa Esber, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e presidente em exercício, afirmou que a entidade foi acionada pela Comissão de Direitos Humanos, através da Associação que tem pessoas querendo se entregar, pois têm pena a cumprir e estão com receio de morrerem nos confrontos que estão ocorrendo quase que diariamente na capital.