sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Search
Close this search box.

Projeto leva serviços de assistência social, saúde, educação e lazer aos bairros e distritos de Porto Velho

O Projeto “Tenda Família Cidadã” foi criado e implantado em 2019

Diante da grande extensão geográfica do município de Porto Velho, e diante da situação de carência quanto à oferta de serviços da assistência social aos distritos e às localidades mais distantes da sede e de difícil acesso, além da reflexão de como se daria o primeiro passo na busca da solução do problema, nasceu o projeto Tenda Família Cidadã, idealizado ainda no primeiro mandato desta gestão, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Publicidade

O projeto busca oferecer todos os serviços da rede municipal a toda comunidade e ao público prioritário do Sistema Único da Assistência, e é mais uma ação construída pelo executivo municipal para assegurar a intersetorialidade e a integração das políticas públicas, sobretudo, de fomento e garantia de direitos e cidadania, tornando-se um espaço de encontro e acesso aos serviços.

Foram realizadas 36 edições ao longo dos anos de 2019 a 2024Foram realizadas 36 edições ao longo dos anos de 2019 a 2024

As ações realizadas pelo Projeto Tenda Da Família Cidadã possuem o objetivo de conduzir a execução dos serviços socioassistenciais, no âmbito da Proteção Social Básica, de atendimento a toda população auxiliando nas atividades que contribuem para ressignifica vivências de isolamento e de violações de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situação de risco social.

Ao todo já foram realizadas 36 edições ao longo dos anos de 2019 a 2024, atendendo não só a todos os distritos e a capital de Porto Velho, como também o baixo Madeira e as aldeias Kaxarari e Karitiana. Ao todo já foram alcançados 20.675 demandatários.

As edições acontecem em regiões distintas do município e da cidade de Porto Velho, e reúnem serviços variados nas áreas da saúde, educação, lazer e outras, como o cadastramento no CadÚnico, atendimento psicossocial do Cras e Creas, emissão de RG, atendimento médico e odontológico, atendimento lúdico infantil, testes rápidos, corte de cabelo, vagas para cursos e estágios para adolescentes e jovens, vagas de cursos para mulheres, assessoria jurídica, serviços de estética e muito mais.

Publicidade
As edições acontecem em regiões distintas do municípioAs edições acontecem em regiões distintas do município

Para continuar obtendo sucesso na realização das edições do projeto ‘Tenda Família Cidadã’, a Semasf conta com o apoio de parceiros como Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Sine Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Geral de Governo, Junta do Serviço Militar, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, Superintendência Municipal de Integração Distrital, Superintendência Municipal de Comunicação, Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Defensoria Pública da União em Rondônia, Energisa, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Associação Beradeiro, Faculdade Católica, Centro Universitário São Lucas, Faculdade Fimca, Senac, Corpo de Bombeiros, Procon, Ministério Público do Estado de Rondônia, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, dentre outros.

A Semasf, no final do ano passado (2023), homenageou as parcerias do projeto Tenda Família Cidadã, outorgando-lhes Moção de Agradecimento, em virtude do reconhecimento do relevante apoio e colaboração na realização do sucesso do projeto. A solenidade da entrega da homenagem foi realizada no anfiteatro do Centro Universitário Aparício de Carvalho (Fimca).

“Ninguém faz nada sozinho. E para realizar um projeto desse porte, que tivesse condições de levar vários serviços que pudessem contemplar as comunidades mais distantes e mais carentes do município, fomos em busca de apoio das parcerias. Essas nos atenderam e foram simplesmente extraordinárias”, disse a assistente social, Emily Paz, coordenadora do projeto desde sua primeira edição.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.