sexta-feira, 29 de março de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade
João Paulo Prudêncio

OPINIÃO E POLÍTICA – Em sessão plenária deputado do Sergipe diz que país deveria seguir exemplo de Rondônia

Em sua fala Gilmar Carvalho afirmou que tanto o governo Federal e Estadual são responsáveis pelo trabalho na redução do preço da gasolina.

Motivo de discórdia entre os polos políticos, um lado acusando os governadores, outro lado acusando o presidente, o preço da gasolina é um problema real que precisa ser equilibrado para evitar uma convulsão social.

Publicidade

Diálogo

Os proprietários dos postos de combustíveis em Rondônia estão alinhados com o governador Marcos Rocha na busca de um ponto de intersecção que permita evitar a visível quebradeira no setor nos últimos anos e não sangrar o bolso dos motoristas. O congelamento da pauta média do valor do litro da gasolina para a medida da cobrança do ICMS é uma dessas medidas.

Gás de cozinha

O governador de Rondônia chamou atenção nacionalmente após oficializar o pedido de redução do ICMS no gás de cozinha nesta semana. Essa medida é inédita na história política e fiscal do Brasil.

Publicidade

Elogiado do Sergipe

Durante sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe – ALESE nesta quarta-feira (1), o deputado do PSC, Gilmar Carvalho, citou o governador de Rondônia, Marcos Rocha, como exemplo. O deputado disse que o estado do Sergipe deveria seguir o governo de Rondônia, que oficializou a redução da alíquota do ICMS sobre o gás de cozinha, dando a largada para um movimento de redução de imposto inédito no país.

Ambos os culpados

Em sua fala Gilmar Carvalho afirmou que tanto o governo Federal e Estadual são responsáveis pelo trabalho na redução do preço da gasolina. “Estou aqui para suplicar que o Governo do Estado acabe com a ladainha de dizer que a culpa é do Governo Federal, pois a alíquota do ICMS é a mesma que se cobrava antes. Portanto, culpado são os dois governos: Federal e Estadual. Com isso, proponho que o governador pense na possibilidade de mandar à Alese uma proposta de reforma tributária, pois ele consegue tudo nesta Casa e normalmente será votada e aprovada”, disse.

Comando Militar da Amazônia

Um grupamento de 3.800 militares está há cinco meses realizando um treinamento de defesa á uma suposta invasão à Amazônia. Nesse treino, as tropas simulam a tentativa de invasão de dois países “progressistas” à floresta amazônica pelos estados de Rondônia, Amazonas e Acre dentro de um contexto de conflito armado e guerra hibrida.

Prontos para a guerra

O comando da operação é do General Paulo Sérgio, que afirmou a seguinte frase: “A gente pode passar uma vida sem entrar em combate — e é o que queremos: a paz —, mas não podemos descuidar dessa segurança”, afirmou o general.

IBGE

Mesmo aumentando sua densidade demográfica, Rondônia segue entre os cinco estados menos populosos do Brasil ao lado de Roraima, Amapá, Acre e Tocantins. Todos esses estados somados possuem 5,8 milhões de habitantes, um total que chega há pouco mais de 10% da população do estado de São Paulo, que segundo o IBGE é de 46,6 milhões de habitantes.

Opinião e Política

A coluna Opinião e Política é conteúdo exclusivo do JH Notícias e editada pelo jornalista e chefe de redação João Paulo Prudêncio. Contato através do telefone: (69) 99326-4650.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.