Entretenimento

ESPETÁCULO – No Ártico, entre Rússia e Canadá, Lua faz trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol por 5 segundos; VEJA VÍDEO

Deu até para ver o lado oculto da Lua, destacou o astrônomo.

Por UOL

sexta-feira, 28/05/2021 - 14:33
ESPETÁCULO – No Ártico, entre Rússia e Canadá, Lua faz trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol por 5 segundos; VEJA VÍDEO

Um dia após o registro de dois fenômenos astronômicos lunares – uma superlua e uma “Lua de Sangue” – um vídeo com cerca de 30 segundos tem chamado a atenção de várias pessoas nas redes sociais, em várias partes do mundo. As imagens são realmente incríveis. Mas será que são verdadeiras?

Na cena, a Lua — em um tamanho gigante — se aproxima rapidamente da Terra e encobre o Sol, provocando um eclipse solar por cerca de cinco segundos. Junto com o vídeo, uma descrição aponta que se trata de um fenômeno filmado no Ártico, “entre o Canadá e a Rússia.

Para o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, é fácil comprovar que o vídeo é fake. Segundo ele, são vários os indícios, como o movimento rápido e reto da Lua e o seu tamanho e a rapidez do falso eclipse solar.

“Deu até para ver o lado oculto da Lua”, destacou o astrônomo. Outra prova de que o vídeo não é verdadeiro, segundo Lobo, são os efeitos que uma aproximação como esta causaria. “Isso afetaria as marés e até mesmo o funcionamento de satélites em volta da Terra. Um caos total”, explica.

Leia mais sobre:

Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email