sexta-feira, 19 de abril de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade
Coronavírus

Covid-19: vírus pode aumentar o risco de impotência masculina, diz estudo

Os especialistas analisaram o tecido de homens com histórico de Covid-19 e homens que não tinham o vírus.

A Covid-19 pode permanecer no pênis dos homens por seis meses após a infecção e aumentar o risco de impotência, alertaram os especialistas. Isso é conhecido como disfunção endotelial, condição em que o revestimento dos pequenos vasos sanguíneos não consegue realizar todas as suas funções normalmente.

Publicidade

O vírus é conhecido por atacar os pulmões como resultado do estreitamento dos vasos sanguíneos. Especialistas da Universidade de Miami afirmam agora que os danos vão além dos pulmões. O autor do estudo Ranjith Ramasamy, MD, professor associado e diretor do Programa de Urologia Reprodutiva da Escola Miller disse que a pesquisa mostra que o coronavírus pode causar disfunção endotelial generalizada em sistemas orgânicos além dos pulmões e rins.

Segundo o estudo, a disfunção endotelial que ocorre por causa do coronavírus pode entrar nas células endoteliais e afetar muitos órgãos, incluindo o pênis. Os especialistas analisaram o tecido de homens com histórico de Covid-19 e homens que não tinham o vírus.

Os especialistas descobriram que o vírus estava presente no tecido dos homens que haviam sido infectados e ambos tinham evidências de disfunção endotelial – enquanto os dois homens que não haviam sido infectados, não.

O Dr. Ramasamy disse que essas últimas descobertas consolidam o fato de que todos nós precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para prevenir a propagação do vírus. Ele acrescentou que homens que desenvolvem infecção por covid-19 devem estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso do vírus e devem consultar um médico se desenvolverem sintomas.

Publicidade

Os especialistas acrescentaram que este pode ser o primeiro passo para entender o impacto potencial do vírus na fertilidade masculina e se o Covid-19 pode ser transmitido sexualmente.

No ano passado, cientistas alertaram que houve um aumento no número de homens com disfunção erétil – mas afirmaram que isso pode ter ocorrido devido ao estresse da pandemia.

Mais de um terço das pessoas que pegam Covid-19 não apresentam sintomas e podem ter o vírus sem saber. Isso significa que alguns homens podem ter disfunção erétil, que na verdade foi causada pelo vírus – e não pelo estresse que o cerca.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.