Circula, nas redes sociais, uma série de imagens de moradores do sul da Bahia tentando recuperar pertences após o estrago deixado por fortes chuvas na região. Neste domingo (26/12), o vídeo de um idoso sendo resgatado com água na altura do peito viralizou na internet.
As imagens mostram o momento em que o homem tenta sair da casa, que está completamente alagada. O único pertence que ele consegue recuperar é uma carteira com documentos. Depois, o idoso é auxiliado por pessoas que estão em um barco.
“Sobe aí. Vê se você consegue colocá-lo na escadinha. Me dê o documento dele”, fala uma das pessoas que estão no barco.
Veja o momento:
Se cenas como está não te chocam ou despertam em vc sentimentos de angústia ou aflição, vc já morreu a tempos.
O Extremo Sul da Bahia pede ajuda, contribua de alguma forma com as várias formas que estão disponíveis.
Contribua p/ comunidades Indígenas: 7399198-2962 Tiara A Santos. pic.twitter.com/3BqVlDosWO— Thyara #SOSpovopataxo 🏹 (@PataxoThyara) December 26, 2021
O caso ocorreu no município de Itabuna, no sul da Bahia. Já são 18 mortos e mais de 200 feridos, além de 11,2 mil pessoas desalojadas e 4,2 mil desabrigadas. O governo de Rui Costa (PT-BA) decretou estado de emergência em 72 cidades, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista e Itambé.
Além disso, o ministro da Cidadania, João Roma, anunciou que o governo federal alocou mais de R$ 20 milhões para auxiliar gestores estaduais e municipais no atendimento à população. Ele informou que equipes estão instaladas na região desde o dia 28 de novembro.
Veja imagens dos estragos provocados pelas chuvas:
Tragédia
Moradores do sul da Bahia enfrentam, desde novembro, chuvas muito fortes. O tempo até havia melhorado nas últimas semanas, mas voltou a fechar neste Natal, causando uma situação de calamidade que levou ferrenhos adversários políticos a sentar na mesma mesa (ainda que de forma virtual) para buscar soluções emergenciais.
Em algumas localidades, rios subiram 10 metros e deixaram municípios inteiros cobertos. Há estradas bloqueadas por deslizamentos. Com isso, moradores de alguns distritos estão completamente isolados, o que dificulta as operações de salvamento.