Nesta semana, foi gravado um vídeo dentro da ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBDAP) em que aparecem várias mulheres, algumas delas gestantes e outras suas acompanhantes, sofrendo com o forte calor. O Hospital de Base atende, além de pacientes de todo o Estado de Rondônia, pessoas do Amazonas que precisam de atendimento médico. Como os pacientes não podem levar ventiladores para o hospital, e o ar condicionado está com problemas, o jeito é tentar amenizar o calor com leques improvisados.
Ada Dantas afirmou ser desrespeito do Governo do Estado com as gestantes que aguardam o nascimento de seus filhos e precisam passar por situação vexatória como esta. “As futuras mamães já estão em um momento delicado e sofrem ainda mais com o calor no hospital. Isso além de desumano, é inadmissível”, comentou a parlamentar.
A vereadora salientou ainda sobre duas leis de sua autoria que garantem benefícios para as gestantes, sendo elas a lei Nº 2.671 de 04 de novembro de 2019, de sua autoria, que dispõe sobre a implementação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no Município de Porto Velho e também sobre a Lei Nº 2.683 de 04 de novembro de 2019 que dispõe sobre a garantia à gestante a optar a via de parto, vaginal ou cesariano, a partir da trigésima nona semana de gestação e o direito a analgesia quando na escolha pelo parto vaginal.
Conforme Ada Dantas, é necessário que o Governo do Estado resolva esta problemática o quanto antes para amenizar o sofrimento das gestantes e seus familiares.
Fonte: Assessoria