sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Publicidade

Covid: paciente com Ômicron morreu 3 dias após internação em Goiás

Goiânia – A primeira vítima da variante Ômicron do coronavírus morreu apenas três dias após a internação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, cidade em que a vítima morava, o idoso de 68 anos evoluiu para um quadro de choque séptico em decorrência de complicações da Covid-19.

Publicidade

A confirmação da morte em decorrência da variante se deu nesta quinta-feira (6/1), pela pasta municipal. O resultado foi obtido por meio de sequenciamento genômico. Foi a primeira morte confirmada causada pela variante do novo coronavírus no Brasil.

Sintomas e internação

De acordo com a SMS de Aparecida, o paciente teve início dos sintomas dia 20/12/21 (tosse, dispneia, desconforto respiratório, saturação menor que 95%). No entanto, o idoso foi admitido na Unidade de Pronto-Atendimento Brasicon no dia 24 de dezembro do ano passado. Dois dias depois, após estabilização, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap).

No mesmo dia da transferência (26/12), foi recolhida a amostra swab nasofaringe do paciente, que foi encaminhada ao laboratório do hospital. Porém, no dia seguinte, o homem evoluiu com choque séptico em decorrência da Covid-19 e foi a óbito, à 1h31.

Publicidade

A unidade hospitalar solicitou o resultado de RT-PCR para sequenciamento genético, que confirmou a contaminação pela variante Ômicron. A análise foi feita pelo laboratório Hlagyn de Aparecida de Goiânia – laboratório treinado e validado pela Fiocruz para fazer sequenciamento.

Contaminação

Ao Metrópoles, a SMS de Aparecida informou que a transmissão da variante no município é comunitária. Nesse sentido, não é possível indicar as circunstâncias da contaminação do idoso.

Publicidade

Deixe um comentário