A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), deflagrou nesta sexta-feira (10) a Operação “Face Oculta”, com alvo em um parlamentar do município de Porto Velho. A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Rondônia (MPRO).
De acordo com as investigações, os alvos são suspeitos de envolvimento em crimes de peculato e lavagem de capitais, com foco em um esquema de “rachadinha” — prática que consiste na apropriação, por parte de um agente público, de parte dos salários de assessores parlamentares.
Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em residências, empresas, no gabinete do parlamentar e em endereços ligados a assessores. O Juízo competente também determinou o afastamento cautelar do parlamentar e de servidores envolvidos por um prazo de 30 dias.
O nome da operação faz referência à “face oculta” dos pagamentos de assessores, cujo salário, em parte, era supostamente desviado e apropriado pelo parlamentar, mascarando a verdadeira destinação dos valores.
Em nota, a Polícia Civil reafirmou o compromisso de combater a corrupção, enfrentar o crime organizado e proteger o patrimônio público em Rondônia.


