Na noite de segunda (21) em Porto Velho, advogados veteranos e integrantes da jovem advocacia se reuniram em apoio à Chapa 11 nas Eleições da OAB/RO, liderada pelo advogado Eurico Montenegro.
A chapa, que é oposição à atual gestão, nasce com o propósito de restaurar a credibilidade, as origens e o papel constitucional da OAB.O encontro foi uma oportunidade de debate de ideias. Vários advogados manifestaram suas dores e esperanças em relação à advocacia.
O advogado Rochilmer Rocha registrou publicamente que “nos últimos anos houve uma absurda regressão da atuação institucional da OAB. A reversão desse enfraquecimento só será possível com quem tem independência, credibilidade e clareza“, afirmou.
A jovem advogada, Ada Dantas, disse que está esperançosa com uma mudança na OAB por meio de uma voz ativa. “A nova advocacia que queremos deve ser com menos festas e jantares e mais trabalho coletivo”, desabafou.
Para Eurico, é preciso resgatar a OAB. A Ordem deve cumprir sua missão de valorização dos advogados, sem se curvar a ações que visam a aniquilação da atuação da classe, a exemplo de projeto que dispensa a presença de advogado na defesa do consumidor, sem falar no pagamento de honorários em valores baixíssimos. Isso tudo está colocando os interesses da sociedade e a vida do advogado em ruína.