Após anos de domínio político na região da BR-429, o clã Lebrão enfrentou seu primeiro revés eleitoral em São Francisco do Guaporé, município onde os deputados José Lebrão (UNIÃO) e Gislaine Lebrinha (UNIÃO) já ocuparam a cadeira de prefeito. Nesta eleição, a família apostou em Ângelo Lebrinho para o cargo de prefeito, mas foi derrotada por Zé Welington, do PL.
A disputa foi acirrada, com uma diferença de apenas 425 votos. Zé Welington venceu com 5.188 votos, enquanto Ângelo Lebrinho obteve 4.763 votos. A derrota foi um golpe duro para a tradicional família, que agora enfrenta a necessidade de reavaliar suas estratégias políticas na região.
Analistas apontam que fatores como as votações de José Lebrão a favor da pauta governista no Congresso e a repercussão negativa de viagens e diárias excessivas da deputada Lebrinha em Rondônia podem ter contribuído para o desgaste eleitoral do clã, que até então mantinha controle absoluto na região.
Com os olhos voltados para 2026, José Lebrão deve tentar mais um mandato no Congresso, enquanto sua filha, Gislaine Lebrinha, buscará uma segunda oportunidade na Assembleia Legislativa de Rondônia. A derrota em São Francisco do Guaporé, entretanto, marca um ponto de inflexão para a família, que precisará reconquistar a confiança de seus eleitores.


