segunda-feira, 9 de junho de 2025
Publicidade

Friagem prevista para derrubar temperaturas em Rondônia nesta quarta (15)

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), uma friagem intensa está prevista para atingir todo o estado de Rondônia nesta quarta-feira, 15 de maio, trazendo uma significativa queda nas temperaturas. Este fenômeno climático deve resultar nas menores temperaturas registradas em 2024 até o momento.

Segundo o Sipam, o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em toda a Rondônia, com possibilidade de chuvas ao longo do dia em várias regiões. Especificamente, as áreas que devem ser mais afetadas incluem a capital Porto Velho, os Vales do Mamoré, Guaporé e Jamari, a Ponta do Abunã, o Baixo Madeira e o nordeste do estado.

Regiões Atingidas

  • Capital e Vales: Porto Velho, juntamente com os Vales do Mamoré, Guaporé e Jamari, deve enfrentar chuvas e uma acentuada queda nas temperaturas.
  • Ponta do Abunã e Baixo Madeira: A previsão também inclui possibilidade de chuvas para a Ponta do Abunã e Baixo Madeira, contribuindo para a diminuição das temperaturas.
  • Nordeste do estado: O nordeste de Rondônia segue a tendência de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas esperadas ao longo do dia.
  • Demais regiões: Outras regiões do estado devem ter tempo nublado a parcialmente nublado, mas sem previsão de chuvas, embora também experimentem a queda de temperatura.

A friagem prevista promete uma quebra no calor típico de Rondônia, trazendo um clima mais ameno e frio. Este fenômeno meteorológico exige que a população se prepare para condições climáticas mais frias, especialmente durante a noite e as primeiras horas da manhã.

Com a queda de temperatura, é importante que os rondonienses tomem medidas para se proteger do frio. Usar roupas adequadas, manter uma atenção especial com crianças e idosos, e cuidar da saúde são medidas essenciais. Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas devido à possibilidade de chuvas e clima úmido.

Publicidade

A friagem que se inicia nesta quarta-feira trará uma mudança notável no clima de Rondônia, oferecendo um alívio do calor e introduzindo temperaturas mais baixas. O Sipam continuará monitorando as condições climáticas para fornecer atualizações e garantir a segurança da população.

Publicidade

Deixe um comentário