segunda-feira, 27 de maio de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Prefeitura investe na qualificação profissional com foco em melhorias dos serviços prestados à população

Entre os cursos oferecidos, gratuitamente, destaque para pós-graduação em áreas da saúde

A capacitação profissional é o ato de ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos e serviços prestados. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), investe constantemente na qualificação dos servidores com foco na melhoria dos serviços prestados à população.

Publicidade

Em Porto Velho, os aperfeiçoamentos na área da saúde são realizados por meio da Divisão Gestora de Educação Permanente (Dgep), através dos Núcleos de Educação Permanente (Neps) desde 2019, com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), que visa a qualificação e a transformação das práticas em saúde, por meio da formação e do desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores, instituída através da Portaria nº 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004.

Na capital, até o ano de 2018 os aperfeiçoamentos dos servidores aconteciam por meio da Educação Continuada, e a partir de 2019 passou a integrar a Educação Permanente. De 2019 a 2023 foram implantados 86 novos Neps em todas as unidades de saúde, da zona urbana e rural. Antes disso, a educação em saúde atuava com cinco núcleos nas unidades de urgência e emergência.

Com isso, o número de profissionais de saúde qualificados expandiu. De acordo com dados da Dgep, de 2019 a 2023, foram 12 mil pessoas capacitadas. “São mais de 4 mil servidores atuando na Semusa, o que significa que esse resultado representa que um mesmo servidor foi contemplado com mais de duas qualificações”, explica a gerente da Divisão, Angelita Mendes.

As capacitações abrangem servidores que atuam em diversos segmentos da saúde: atenção primária, urgência e emergência, assistência farmacêutica, imunização, entre outros setores. Angelita Mendes ainda destaca que o objetivo é ampliar o conhecimento e habilidades profissionais e, consequentemente, oferecer serviços dignos e de qualidade para a população de Porto Velho. Objetivo esse que, segundo a gerente, foi atingido nos últimos anos.

Publicidade

“Quando a gente passa de um cenário que tinha como base somente a educação continuada para a permanente, que atende de diferentes formas as necessidades das unidades, dos profissionais e dos usuários, a evolução é perceptível. A atual gestão tem a educação em saúde como uma das prioridades. Investindo na formação e especialização dos profissionais, o resultado é uma assistência de qualidade aos usuários do SUS”, frisa Angelita Mendes.

PÓS-GRADUAÇÃO

De 2019 a 2023, a Semusa proporcionou 1.260 capacitações em diferentes categorias profissionais, abrangendo diversas temáticas. Entre elas, destaque para os três cursos de pós-graduação oferecidos gratuitamente pela secretaria, sendo: Pós em Saúde Pública; Pós em Saúde Pública com ênfase em Vigilância em Saúde e Pós em Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 61 profissionais de saúde foram contemplados com a formação.

Especialização em atendimentos de urgência e emergência, prevenção de câncer do colo do útero, saúde e segurança no trabalho, aleitamento materno, Língua Brasileira de Sinais (Libras), cuidados com a saúde mental estão entre outras qualificações disponibilizadas.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, as qualificações são fundamentais para atender as demandas da comunidade e ampliar o conhecimento dos servidores da rede municipal de forma contínua. “A Semusa trabalha constantemente, através dos aperfeiçoamentos dos profissionais, para tornar os serviços de saúde mais acessíveis e de qualidade a toda população. Qualificar os servidores da saúde é um dos principais compromissos da gestão”, destaca a secretária.

COVID-19

A educação permanente foi fundamental em inúmeros momentos da saúde, principalmente, durante a pandemia da covid-19, no início de 2020, quando todas as unidades de urgências e emergência realizaram diversos treinamentos como intubação, paramentação, tratamento e manejo da covid-19 e vigilância epidemiológica. Assim os profissionais conseguiram salvar um número maior de vidas, o que representa um grande marco para a rede mundial de saúde de Porto Velho.

CURSO TÉCNICO

A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) também estão entre os investimentos da atual gestão do município na qualificação dos profissionais. Cerca de 350 servidores da saúde, da zona urbana e rural, realizaram a formação do curso técnico, através do ‘Programa Saúde com Agente’.

O projeto, que é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Semusa, busca a melhoria dos serviços realizados na atenção primária da capital.

LIBRAS

Além disso, avanços na acessibilidade por meio da qualificação profissional também foram um dos destaques na saúde. O curso de Libras é uma atividade constante na Semusa realizada desde 2021. Até o momento, mais de 215 servidores realizaram a formação de Noções Básicas em Libras e atuam na facilitação do diálogo com a comunidade surda nas unidades de saúde de atenção básica, média e alta complexidade de Porto Velho, promovendo a inclusão para a comunidade surda e uma comunicação humanizada dentro da rede municipal de saúde.

A técnica de enfermagem, Miriã Cândido Vieira, que atua na Unidade de Saúde (USF) Caladinho, já participou de mais de seis capacitações. Entre cursos como: Aleitamento Materno, Urgência e Emergência, Obstétrica, Hanseníase, Covid-19, Dengue e Libras, que após realizar o curso de nível básico pela Semusa, buscou se especializar na área.

“Me senti tão motivada com o curso de Libras que realizei uma pós-graduação na área. Nós profissionais de saúde precisamos estar em constantes atualizações. A qualificação profissional é fundamental para promover atendimentos de qualidade a comunidade”, relata.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.