segunda-feira, 29 de abril de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Azul anuncia nova rota entre Porto Velho e Rio Branco

A esperança do governo é que sejam oferecidos 14 voos semanais para no mínimo dois aeroportos do país. A Latam confirmou que a ampliação dos voos tem ligação direta com o decreto.

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (10) que passará a operar uma nova rota de voos saindo de Porto Velho com destino a Rio Branco. Além disso, a companhia vai ampliar as decolagens para Belo Horizonte (MG): duas vezes por dia a partir de 4 de outubro.

Publicidade

De acordo com comunicado emitido pela Azul, as duas novas operações diárias, que ocorrerão em todos os dias da semana, vão conectar as três capitais. O itinerário dos voos será o seguinte:

Belo Horizonte → Porto Velho → Rio Branco → Belo Horizonte
Belo Horizonte → Rio Branco → Porto Velho → Belo Horizonte

Os passageiros que embarcarem em Porto Velho terão acesso direto à capital acreana e a cidade mineira, sem a necessidade de conexões. A rota entre Porto Velho, Rio Branco e Belo Horizonte será operada com a aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 pessoas.

A companhia aérea informou que as vendas de passagens para as novas frequências já estão disponíveis no site da Azul e em outros canais de venda. As novas operações acontecerão a partir do dia 4 de outubro de 2024.

Publicidade

Além disso, a capital rondoniense também passará a ter voos semanais saindo de Porto Velho para Guarulhos (SP), que devem começar a ser operados no dia 2 de agosto. Veja os horários.

Desconto no ICMS

Segundo a Azul, as novas rotas e essa ampliação de voos faz parte de um esforço da companhia área juntamente com o Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, Governo de Rondônia e do Poder Judiciário local para reduzir a judicialização e aumentar a malha aérea no estado.

No final do mês de março, o governo de Rondônia assinou um decreto que estabelece uma redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação, contanto que as companhias aéreas oferecerem voos diretos e regulares saindo de Porto Velho.

A esperança do governo é que sejam oferecidos 14 voos semanais para no mínimo dois aeroportos do país. A Latam confirmou que a ampliação dos voos tem ligação direta com o decreto.

A Gol Linhas Aéreas informou que “está atenta às condições criadas para ampliação de oferta de voos em Porto Velho” e que qualquer novidade sobre ampliação de novos será repassada no momento oportuno.

Já a Azul Linhas Aéreas informou que “estuda o aumento de oferta para a região, ampliando o acesso de seus Clientes a outras localidades em todo o país”.

A polêmica dos voos em Rondônia
Em julho de 2023, a Gol anunciou corte na malha aérea em Rondônia e suspendeu seus voos diários entre Rondônia e a capital do Amazonas. A empresa justificou a medida alegando excesso de ações na Justiça rondoniense.

A Azul, sob mesma alegação de alta judicialização, retirou todos os voos de Porto Velho para Manaus e também a rota para Cuiabá. Em contrapartida, a empresa divulgou que vai passar a ligar Porto Velho a Belo Horizonte em um voo diário (e direto) a partir de novembro.

Após os anúncios das empresas áreas, a prefeitura da capital de Rondônia ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra as companhias aéreas Azul e Gol pedindo que as duas retomem as rotas comerciais.

Em setembro, Azul Gol participam de reunião com órgãos públicos para discutir medidas sobre retiradas de voos.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.