domingo, 14 de abril de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Vice-reitora da Unir renuncia após denúncia de diploma falso

Conselho Universitário analisa caso

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) está diante de uma situação delicada após a renúncia da vice-reitora eleita, Viviane Ricciotti, que foi denunciada por apresentar um diploma falso de doutorado à universidade. A renúncia de Viviane Ricciotti levanta questões sobre o futuro da reitoria da Unir e a possibilidade de uma nova eleição.

Publicidade

Segundo a Unir, o Conselho Universitário ainda está analisando o caso, mas uma das possibilidades é que seja realizada uma nova eleição para o cargo de vice-reitor. No entanto, é importante ressaltar que essa nova eleição não afetará o posto da reitora eleita, Marília Pimentel, uma vez que as eleições dos dois cargos acontecem de forma separada, mesmo que simultaneamente.

Marília Pimentel e Viviane Ricciotti foram eleitas reitora e vice-reitora da Unir, respectivamente, em dezembro de 2023, após a renúncia da então reitora, Marcele Pereira, por problemas de saúde.

Viviane Ricciotti é professora permanente da Unir há cerca de 15 anos e atualmente leciona no Departamento de Engenharia Elétrica do campus de Porto Velho. A Unir informou que Viviane Ricciotti apresentou um diploma falso de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que é passível de investigações administrativas pela própria universidade, além de um inquérito policial.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, falsificar documentos ou utilizar documentos públicos falsos é considerado crime com penas de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa.

Publicidade

A Unir informou que instaurou procedimentos investigatórios para tratar o caso e adotar as medidas cabíveis. O site tentou entrar em contato com a professora Viviane Ricciotti para obter um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.