O trabalho da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa em parceria com a Associação Beradeiro na região do Vale do Guaporé foi concluído com ações no distrito de Porto Murtinho e no quilombola Pedras Negras, município de São Francisco. Foram disponibilizados para cerca de 200 famílias, ações de testagem rápida e auto teste para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; e a oferta de insumos de prevenção e rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.
O trabalho realizado nas regiões tem como estratégia, utilizar a abordagem em duplas, com oferta de ações de prevenção combinada dirigidas às populações.
A Agevisa por meio do Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais com a organização não governamental Associação Beradeiro, traçaram estratégias afim de desenvolver o projeto “Viva Melhor Sabendo” do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
Os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé foram escolhidos para realização da estratégia de prevenção combinada, sendo realizadas ações nas residências das pessoas com oferta de testes rápidos, orientação e aconselhamento. “Mas estratégia também será realizada em todos os 52 municípios de Rondônia com o oferecimento de testagem rápida e demais ações de prevenção, buscando com isso interromper a cadeia de transmissão, principalmente, a vertical, cujo Brasil tem buscado a certificação junto a OMS”, disse a coordenadora da Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.