quinta-feira, 28 de março de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Covid: clínicas privadas se preparam para começar vacinação em 22/5

A única marca que se mostrou disposta até agora a vender para o mercado privado é a AstraZeneca. A vacina oferecida pela companhia será a mesma utilizada no Programa Nacional de Imunização (PNI).

São Paulo – Em 22 de maio, termina o estado de emergência em saúde pública da Covid-19 no país. Com isso, o setor de clínicas privadas já se prepara para disponibilizar vacinas contra o coronavírus.

Publicidade

A estratégia inicial deve ser focar na ampliação do acesso à quarta dose, considerando que, atualmente, essa aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) está restrita a idosos e imunossuprimidos.

O presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVac), Geraldo Barbosa, explica que a disponibilização de antígenos da Covid-19 pelo setor privado vai funcionar de forma semelhante à vacinação contra a gripe, em que as clínicas particulares oferecem os imunizantes de maneira complementar, justamente para os grupos não abrangidos pelo setor público.

“Hoje, na vacinação da gripe, o mercado entra como um complemento àquilo que é oferecido no setor público. Em algum momento, vai acontecer a mesma coisa com a vacina da Covid. Atualmente, nem todo mundo é elegível para a quarta dose, por exemplo. Depois, a vacina da Covid não deve ser mais elegível para todo mundo como é hoje, sem nenhuma restrição, e aí vai haver a migração para o setor privado”, explica.

A única marca que se mostrou disposta até agora a vender para o mercado privado é a AstraZeneca. A vacina oferecida pela companhia será a mesma utilizada no Programa Nacional de Imunização (PNI), porém as doses não virão por intermédio da Fiocruz, e sim da Alemanha.

Publicidade

Em nota, a AstraZeneca informou que possui “negociações avançadas com empresas do setor privado” e ressaltou que “as primeiras doses devem ser entregues às instituições ainda em maio”.

As aplicações devem custar entre R$ 200 e R$ 300, mas o preço e o início da oferta ao público serão definidos por cada clínica.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.