quarta-feira, 24 de abril de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

INTERDIÇÃO ÉTICA – Hospital Cosme e Damião passa a atender apenas urgência e emergência

Conforme informou a diretora clínica Rachel Souto, nefrologista pediatra, desde a última quarta-feira (20), a situação ocorre devido interdição ética por parte do Cremero.

Após intervenção do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), o Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, limitou o atendimento aos pacientes que apresentarem quadro de saúde de urgência ou emergência.

Publicidade

Conforme informou a diretora clínica Rachel Souto, nefrologista pediatra, desde a última quarta-feira (20), a unidade hospitalar passou a atender apenas casos de urgência e emergência. A situação ocorre devido interdição ética por parte do Cremero.

Crianças classificadas como azul e verde serão referenciadas para outras unidades de saúde, tais como Policlínica Ana Adelaide (Rua Padre Chiquinho nº 1060 Bairro Pedrinhas), Policlínica José Adelino (Rua Órion nº 11646 Bairro Ulisses Guimarães e também para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), na Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro e Avenida Jatuarana com Rua Urtiga Vermelha.

Finalizando, a profissional afirmou que todas as crianças que não forem classificadas como urgência ou emergência, serão encaminhadas para alguma das unidades de saúde mencionadas anteriormente. “Nossa média de atendimento era de 250 crianças por dia”, finalizou a diretora.

No dia 21 de fevereiro deste ano, o Cremero denunciou as péssimas condições do Hospital Cosme e Damião, que recebe grande parte dos atendimentos de todo o estado, incluindo dos municípios que não conseguem tratar os pacientes em suas unidades de saúde local. Pacientes do sul do Amazonas, Acre e também da Bolívia são atendidos no Cosme e Damião.

Publicidade

Enfrentando problemas que vão desde escala médica, problemas na UTI, enfermaria e, principalmente na parte de estrutura física do prédio, o hospital não consegue oferecer o devido atendimento aos pacientes que buscam atendimento.

“Está em processo de licitação para a reforma do telhado e a troca de todo o forro do hospital. A gente espera que em menos de 30 dias esse serviço já possa ser iniciado”, disse Sérgio Pereira, diretor do hospital infantil, em entrevista ao G1.

Já no dia 19 de abril, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), se reuniu com o Cremero para traçar metas de atendimento no hospital, que deverá passar por reforma, principalmente no telhado e troca de forro.

No encontro ficou estabelecido que a unidade continuará com os atendimentos de média e alta complexidade. Tal medida tem o intuito de que haja a reforma sem que a população fique totalmente sem atendimento no hospital, porém, com a diminuição no fluxo de atendimento.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.