sexta-feira, 29 de março de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Soldados do 2º Batalhão da Polícia Militar de Ji-Paraná são promovidos a cabo; 44 receberam graduação

Formatura no 2ª Batalhão da Policia Militar com 44 soldados promovidos a cabo da PM

A cerimônia de formatura realizada pelo Governo de Rondônia, no 2º Batalhão da Policia Militar (2º BPM), em Ji-Paraná, que ocorreu nessa sexta-feira (15), marcou a promoção de 44 soldados a cabo da Policia Militar (PM), conforme a Lei nº 5.076, de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a hierarquia da tropa. A ascenção na carreira militar é resultado do tempo do serviço, do bom comportamento e esforço diário desses  profissionais em prol da sociedade mediante as atividades desenvolvidas na entidade militar.

Publicidade

Até o momento, o Governo de Rondônia já promoveu 388 soldados a cabo da PM, nas cidades de Cacoal, Porto Velho, Buritis, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e Vilhena. A ação também é uma proposta do Executivo Estadual para o aprimoramento do efetivo policial.

“Nós temos participado de várias formaturas em Rondônia, onde nossos soldados foram promovidos a cabo, num total de 388 militares, nessa primeira graduação da Policia Militar. Fico muito feliz, em poder estar participando dessa formatura, que mesmo na pandemia conseguimos dar seguimento aos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de especialização”, disse o governador Marcos Rocha.

Presente na formatura, Marcos Rocha enalteceu a dedicação dos policiais militares de Rondônia

Publicidade

O chefe do Executivo enalteceu a dedicação dos PMs do Estado e falou sobre algumas mudanças para a promoção de militares apresentadas pelo Poder Executivo. “Nossos policiais militares, hoje, não precisam mais ao ingressar na carreira militar, fazer cursos de formação para cabo, já receberão a formação adequada, para que quando chegue à época correta, eles já possam imediatamente serem promovidos; afinal de contas, nossos policiais militares já vinham prestando serviço, no sentido de até comandarem viaturas, de acordo com antiguidade; eles já têm capacidade para essa função tão importante para a nossa população”, ressaltou.

Entre os militares promovidos em Ji-Paraná, cabo PM Andrey Siqueira, comemorou a graduação. “Um momento muito importante na minha vida, que é a promoção a cabo da Polícia Militar, com a inovação que teve esse ano na Lei, ao atingir cinco anos de serviço militar a graduação é automática, estou muito feliz com esse momento, representa reconhecimento e valorização do profissional militar”.

Cabo PM Rafael Chaves, ressaltou seu orgulho pela instituição e a felicidade ao ser promovido. “Eu me orgulho muito de fazer parte desta Corporação, que honra os princípios familiares e os princípios da sociedade. Hoje para mim é a realização de um sonho, pois quando ingressamos na carreira militar, nosso objetivo é sempre crescer, e gradativamente esse projeto está sendo materializado”.

O comandante-geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, destacou a importância do momento para a Corporação. “Temos percorrido inúmeras cidades em Rondônia fazendo essa formatura de promoção a cabo sancionada pelo governador Marcos Rocha, a fim de que o soldado preenchendo o pré-requisito temporal e comportamental possa ascender na carreira na primeira graduação, que é a de cabo”.

Secretário da Sesdec comentou sobre ação inédita para promoção de militares

Almeida comentou sobre as muitas mudanças e melhorias aos profissionais da PM. “Tivemos nessa mesma Lei, a redução de até 1/3 do interstício; a Corporação já fez o estudo e enviou para a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que enviou para o governador, afim também que outros policiais militares (3º Sargento até a graduação de subtenente) possam ter o seu interstício reduzido e preenchimento dos cargos. O delhate é que os cabos, embora a gente esteja fazendo a formatura agora, eles foram promovidos a contar de 25 de agosto. Os demais serão promovidos a contar do dia 25 de dezembro, que é a próxima data de promoção na Policia Militar de Rondônia. São 388 cabos e os demais 833 de 3º sargento até subtenente”, explicou

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiro Pachá, pontuou que o Governo de Rondônia tem investido em equipamentos, tecnologia e obras de infraestrutura para os quartéis de Rondônia. “É muita alegria para todos nós poder vivenciar esse momento, onde na formatura dos novos cabos da PM, puderam ser promovidos sem a exigência de freqüentar curso de formação cabo. Essa é uma ação inédita orientada pelo governador Marcos Rocha que vai beneficiar 471 novos cabos, sendo 83 do Corpo de Bombeiros e 388 da Policia Militar. O fato de termos um governador coronel da PM, o carinho e atenção, que são dados por ele, via Sesdec a nossas forças estaduais é muito especial, e nós vamos continuar buscando sempre reaparelhar, estruturare dar melhores condições para os nossos policiais civis e militares, peritos e bombeiros a combater a criminalidade.

O secretário regional executivo da Casa Civil, Everton Esteves, disse que as forças de segurança de Rondônia vivem um novo momento ímpar, com investimentos na formação, aperfeiçoamento, especialização e valorização profissional. “Esse é um momento especial para policial militar, não somente pela promoção, mas também pelo reaparelhamento das entidades de segurança, investimento em tecnologia de ponta, que amplia as ações de combate a criminalidade e garantindo mais segurança a população do nosso Estado”, detalhou.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.