Política

Márcia Socorristas Animais tem PL aprovado que propõe doador de sangue entre prioritários para imunização

A vereadora explica que, diante da baixa significativa nos estoques dos bancos de sangue do estado, é importante incluir doadores cadastrados na categoria prioritária para imunização contra o coronavírus.

Por Assessoria

quarta-feira, 16/06/2021 - 17:47
Márcia Socorristas Animais tem PL aprovado que propõe doador de sangue entre prioritários para imunização

Foi aprovado em segunda votação, nesta terça-feira (15/06), na Câmara Municipal de Porto Velho, o Projeto de Lei, n° 4.151/21 de autoria da vereadora Márcia Socorristas Animais (Progressistas), que inclui como prioridade para imunização contra o vírus da Covid-19, o grupo de doadores de sangue assíduos e residentes no município de Porto Velho (RO), e cadastrados no banco de sangue. O projeto segue para sanção do Executivo.

“A propositura do projeto de Lei visa resguardar a saúde dos doares de sangue do nosso município que são imprescindíveis para abastecer os hemocentros, o sangue doado será utilizado para salvar vidas dos acometidos por câncer, anemia, transplantados, acidentados e muitos outros que carecem desse insumo”, explicou Márcia.

Além disso, a vereadora explica que, diante da baixa significativa nos estoques dos bancos de sangue do estado, é importante incluir doadores cadastrados na categoria prioritária para imunização contra o coronavírus. “Acompanhamos os apelos dos bancos de sangue de nosso estado, pois os estoques estão baixíssimos. Podemos dizer que a situação é desesperadora, mediante o atual cenário pandêmico que vivemos”, alerta.

Márcia lembra que muitos pacientes graves que contraíram o vírus também podem precisar de transfusão de sangue, o que agrava ainda mais a situação de escassez que se apresenta no Estado de Rondônia. “É importante ressaltar também que o doador de sangue, ao tomar a vacina, deve ficar de 30 a 60 dias sem poder fazer novas doações. Então, por que não fazer o inverso? Incentivar mais pessoas a doarem sangue, abastecendo os bancos em todo o estado, e, então, torná-las aptas para a imunização contra a Covid-19”, sugere a parlamentar.

Leia mais sobre:

Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email