Porto Velho, RO – Militares do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Corpo de Bombeiros fizeram o translado da aeronave bimotor Be-58 Baron apreendida com quase 600 quilos de cocaína na tarde de ontem (08). A operação ocorreu na manhã desta sexta-feira (09) e contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Os agentes da Polícia Federal puderam apurar durante as investigações que estaria ocorrendo o transporte clandestino de drogas através de aeronaves, viabilizando a atuação da Força Aérea Brasileira para interceptar o avião com a utilização de caças, utilizando-se da lei do abate, caso fosse necessário.
O piloto pousou na estrada de chão, porém, agentes da Polícia Federal estavam com viaturas acompanhando a situação em terra e realizaram a abordagem rapidamente. No ano de 2020 a Polícia Federal apreendeu 12 aviões que transportavam drogas. Em 2021 já foram apreendidas três aeronaves. O piloto foi preso e encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Velho.
A equipe do CBMRO deslocou com seus mecânicos e pilotos para preparar a aeronave que teve que decolar da BR-319, apesar das adversidades do local e das avarias da aeronave o voo ocorreu sem nenhuma intercorrência e foi deixada no hangar do Estado à disposição da Justiça.
Participaram da operação o CAP BM Cordeiro (piloto), TC BM Sanches (copiloto), SGT BM Lucivagno e SGT Davi, ambos mecânicos.
Fonte: Lente Nervosa