Rondônia

Semusa emite nota sobre a contabilização de óbitos por Covid-19 em Porto Velho

quinta-feira, 11/02/2021 - 20:04

O município de Porto Velho utiliza o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, para notificar os óbitos ocorridos em sua jurisprudência. São atualizados pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em até 12 horas após as mortes informadas pelas unidades hospitalares.

Há outros dois sistemas disponibilizados pelo Ministério da Saúde para notificações de casos e óbitos relacionados a COVID-19, sendo o SIVEP_gripe e eSUS-VE. Neles, as unidades hospitalares informam os casos que evoluíram para cura ou óbito. Essas notificações devem ocorrer nas primeiras 24. Porém, não é o que está ocorrendo, apesar das constantes cobranças da Semusa.

O Estado de Rondônia atualiza seus boletins com informações de óbitos obtidas nos sistemas SIVEP_gripe e eSUS VE, enquanto o município utiliza o SIM. Por isso, podem ocorrer divergências nas informações divulgadas pelo Estado em relação ao Município.

É importante ressaltar que o município não tem notificações de novos casos ou óbitos em atraso, justamente por utilizar um Sistema que é atualizado constantemente. As notificações divulgadas pela Semusa/DVS nos boletins diários apresentam a situação real da Capital e são publicadas diariamente no Portal da Transparência da Prefeitura através do site dvs.portovelho.ro.gov.br.

Conforme esses dados, as informações que constavam no boletim dessa quarta-feira (10) estavam corretas, ao apontar 03 óbitos em Porto Velho.


Superintendência Municipal de Comunicação – SMC

Leia mais sobre:

Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email