Porto Velho, RO – Na manhã desta terça-feira (09) a Polícia Militar foi acionada para comparecer na Rua União, zona leste da capital após servidores da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) apreenderem três veículos que eram usados no transporte de passageiros no modo Taxi Compartilhado. Foi necessário o envio de várias guarnições para controlar os ânimos.
A reportagem apurou que fiscais da Semtran encontraram irregularidades sendo praticadas pelos motoristas e, sendo assim, foram feitas as apreensões e aplicação de multas. Rapidamente dezenas de taxistas chegaram ao local e houve princípio de confusão tendo em vista a tentativa de os trabalhadores tentarem impedir que os veículos fossem removidos. Com a chegada da Polícia Militar a ordem foi reestabelecida e os veículos colocados em guinchos, sendo removidos para o pátio da Semtran.
Já na Secretaria, houve mais confusão devido aos taxistas tentarem conversar com o secretário da Semtran, o que não ocorreu. Um advogado em defesa da categoria afirmou que iria providenciar a documentação necessária para que os veículos fossem devolvidos aos proprietários o quanto antes.
De acordo com o advogado Caetano Neto, há perseguição por parte da Semtran aos taxistas tendo em vista a empresa de transporte coletivo da capital estar sendo prejudicada com a concorrência dos taxistas devido os passageiros optarem por serem transportados nos taxis ao invés de esperarem pelos ônibus que, além de demorar para passar nos pontos de parada, muitas vezes não realizam o itinerário que o passageiro deseja.
Além dos automóveis apreendidos, os motoristas foram multados e, segundo um dos trabalhadores, a multa mais barata não saiu por menos de R$925,00 (novecentos e vinte e cinco reais. “Essa semana um colega veio retirar o carro dele e teve que pagar quase R$ 9 mil reais só de taxas e multas”, desabafou um taxista.
Fonte: Lente Nervosa