terça-feira, 28 de maio de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

Militares do GOA resgatam caçador idoso que estava perdido em mata há 10 dias

Guajará Mirim, RO – O caçador Francisco, de 62 anos, foi resgatado pelo Grupo de Ações Aéreas (GOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia nesta segunda-feira (28), após 10 dias perdido na mata. O fato aconteceu no Distrito de Surpresa, em área de difícil acesso.

Publicidade

Conforme informado para a reportagem, o idoso saiu para caçar com seus amigos em uma região cujo acesso só pode ser realizado de barco. No dia 17 de dezembro, o caçador se perdeu na selva e desde então seus amigos começaram as buscas, mas sem sucesso.

No dia 19, a equipe de Busca e Salvamento do CBM-RO chegou na área onde a vítima poderia estar. Foram seis horas de navegação até a localidade. Primeiramente, foram empregados na missão seis militares, dois cães (Black e Duque), duas viaturas, dois motores de popa e dois barcos do quartel de Guajará Mirim.

Publicidade

As buscas continuaram incessantemente, porém, devido a extensa área houve dificuldade em localizar o idoso, mesmo com o apoio de cães, que tem aproximadamente 200 milhões de receptores de odor no nariz, enquanto o ser humano possui apenas cinco milhões. Na noite do dia 23 de dezembro, por volta das 21h, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) foi acionado, decolando no dia 24 o helicóptero Resgate 04. No dia 26 foi solicitado ao comandante da busca reforço de pessoal e foram enviados mais 3 militares para dar apoio nas buscas.

Por volta das 12h desta segunda (28), o Sr. Francisco foi encontrado por um pescador. A vítima estava na margem do Rio Mamoré. Militares do Bombeiros utilizaram o barco mais potente e consequentemente veloz, levando o Sr. Francisco para o encontro de seus familiares, ainda às margens do Rio Mamoré. De lá, o idoso foi levado no helicóptero Resgate 04 para Guajará Mirim, em um voo de aproximadamente 35 minutos. O mesmo trajeto, se realizado de barco, demoraria em torno de seis horas.

Chegando ao quartel de Guajará-Mirim a Unidade de Resgate do Bombeiros transportou o Sr. Francisco para o hospital local para os devidos atendimentos médicos.

Salienta-se o empenho e bravura de todos os militares envolvidos neste resgate que durou vários dias e, mesmo diante às adversidades, não foram poupados esforços para que o cidadão fosse localizado.

Fonte: Lente Nervosa

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.