terça-feira, 28 de maio de 2024
Search
Close this search box.
Publicidade

ARCA DE NOÉ II – Polícia Civil deflagra operação e suspeitos são detidos na capital

Publicidade
Porto Velho, RO – Agentes da Polícia Civil realizaram, nesta sexta-feira (21), a operação “Arca de Noé II”, visando coibir o popular “jogo do bicho”. A primeira fase desta operação ocorreu em fevereiro de 2016.
Na primeira oportunidade, os policiais realizaram cumprimentos de mandados de busca e apreensão em vários pontos da capital, destinados ao recolhimento e reserva do jogo do bicho.

Já nesta sexta, pessoas foram flagradas atuando em bancas, sendo então detidas e encaminhadas para prestar depoimento.
O jogo do bicho é uma bolsa ilegal de apostas em números que representam animais. Foi criado em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
A fase de intensa especulação financeira e jogatina na bolsa de valores nos primeiros anos da república brasileira causou grave crise ao comércio. Para estimular as vendas, os comerciantes instituíram sorteios de brindes. Assim é que, querendo aumentar a frequência popular ao zoológico, o barão decidiu estipular um prêmio em dinheiro ao portador do bilhete de entrada que tivesse a figura do animal do dia, o qual era escolhido entre os 25 animais do zoológico e passava o dia inteiro encoberto com um pano. O pano somente era retirado no final do dia, revelando o animal do dia. Posteriormente, os animais foram associados a séries numéricas da loteria e o jogo passou a ser praticado largamente fora do zoológico, a ponto de transformar a capital da república (de 1889 a 1960) na “capital do jogo do bicho”.

Fonte: Lente Nervosa
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.