sexta-feira, 12 de junho de 2026
Publicidade

Mercado Central representa símbolo da história e da identidade porto-velhense

Em 12/06/2026 às 12:36 ⚬ Por Assessoria

O Mercado Central, fundado em 1915, surgiu com a missão de abastecer Porto Velho durante o período de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, oferecendo uma estrutura moderna para comerciantes e consumidores da época. Mais de um século depois, o espaço segue como um dos principais símbolos da história e da cultura da capital rondoniense.

No local, moradores e visitantes encontram uma grande variedade de produtos, que vão desde artesanato e vestuário até alimentos e itens típicos da região amazônica. A diversidade de opções faz do mercado um importante atrativo turístico, recebendo diariamente pessoas de diferentes partes do estado e do país.

Ao longo dos anos, o Mercado Central consolidou-se como um importante instrumento de geração de emprego e renda, valorizando o trabalho de comerciantes e empreendedores locais. Além da relevância econômica, o espaço também se destaca como ponto de encontro de famílias e amigos, que buscam vivenciar a gastronomia regional, compartilhar experiências e manter vivas as tradições que ajudam a contar a história de Porto Velho.

Francisco “Tatá”, natural do município de Lábrea (AM), visitou o Mercado Central pela primeira vez em busca de conhecer mais sobre a cultura local, experimentar a culinária regional e viver novas experiências ao lado da família.

“Um amigo me trouxe para conhecer o mercado e estou gostando muito. Vim tomar café da manhã, já conheci o artesanato e estou aproveitando esse espaço com minha família. É um lugar cheio de riquezas regionais e com muita variedade de produtos. Pretendo voltar sempre que possível”.

Visitas como a de Francisco contribuem diretamente para o fortalecimento do comércio local e para o aumento da movimentação no espaço. Agora, com a proximidade dos jogos da Copa, os comerciantes demonstram expectativa positiva em relação ao crescimento das vendas e do fluxo de visitantes.

Publicidade

Há três décadas trabalhando no Mercado Central, o comerciante José Carlos acompanha de perto as transformações do local e acredita que os próximos eventos devem impulsionar ainda mais a economia da região.

“Trabalho aqui há 35 anos e vi muita coisa acontecer e mudar dentro deste mercado. Desde a reabertura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o movimento aumentou bastante. Sempre recebemos estudantes, turistas e famílias. Agora, com a chegada da Copa, acredito que as vendas vão melhorar ainda mais”.

Para o prefeito Léo Moraes, valorizar o Mercado Central é também preservar a memória e a identidade de Porto Velho, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.

“O Mercado Central faz parte da história de Porto Velho. É um espaço que preserva as raízes, a cultura e a tradição do povo amazônico. Investir nesse local significa manter viva a memória da nossa cidade, garantindo que as futuras gerações conheçam e se orgulhem da história que ajudou a construir quem somos hoje”.

O Mercado Central está localizado na avenida Farquar, nº 1.346, região central de Porto Velho, e segue como um dos principais pontos de encontro entre cultura, turismo, gastronomia e comércio da capital.

Publicidade

Deixe um comentário