O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que uma ação militar norte-americana resultou na detenção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e na retirada dele do território da Venezuela. A declaração foi feita por meio da rede social Truth Social.
De acordo com Trump, a operação teria incluído ataques de grande escala em Caracas, capital do país, e sido conduzida em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos. O chefe da Casa Branca declarou ainda que Maduro foi capturado junto com a esposa e levado para fora da Venezuela. Segundo ele, uma entrevista coletiva deve ocorrer ainda hoje para apresentar mais detalhes da ação.
Pouco depois das declarações, autoridades venezuelanas reagiram duramente. O governo de Caracas acusou os Estados Unidos de promover uma ofensiva militar contra o país e anunciou estado de emergência em todo o território nacional. Em comunicado divulgado à imprensa internacional, Maduro classificou a ação como uma “agressão imperialista” e convocou a população à mobilização.
“O país inteiro deve se unir para enfrentar este ataque”, dizia a nota oficial, que também denunciou bombardeios em áreas civis e militares de Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. O governo venezuelano afirmou que a Força Armada Nacional Bolivariana, em conjunto com forças policiais e setores populares, estaria em prontidão para defender a soberania e a ordem interna.
O episódio ocorre apenas dois dias após Nicolás Maduro declarar publicamente que estaria disposto a dialogar com Donald Trump. Na ocasião, o líder venezuelano afirmou que um eventual encontro precisaria ser conduzido com seriedade e baseado em fatos concretos.
A crise ganhou repercussão internacional imediata. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, utilizou as redes sociais para alertar sobre a situação, afirmando que Caracas estaria sendo alvo de bombardeios com mísseis. Petro pediu a convocação urgente de organismos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir o conflito e suas possíveis consequências.

Presidente Donald Trump anuncia captura de Nicolás Maduro durante ataque a capital da Venezuela – VÍDEO
Em 03/01/2026 às 06:07 ⚬ Por Lente Nervosa
Publicidade
Publicidade

