O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de três foragidos condenados pela Corte por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Nos despachos encaminhados à Polícia Federal (PF), Moraes ordenou a captura imediata de Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler (os dois últimos aparecem na foto em destaque).
De acordo com a decisão, Evandro e Márcio foram condenados a 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto. Entretanto, o ministro determinou que ambos iniciem o cumprimento da pena em regime fechado, antes da progressão para o semiaberto. Um deles chegou a romper a tornozeleira eletrônica, o que motivou o pedido de reforço na execução da medida.
Já Jorgeleia Schmoeler recebeu uma condenação de 14 anos de prisão em regime fechado, após ser identificada em vídeos que registraram a invasão ao Congresso Nacional e ao STF. Nas imagens, ela aparece acompanhada de outra pessoa e declara frases como:
“O Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido. Tá invadido. Tá tudo invadido”
“Gente, eu e a Jaque tá fazendo parte dessa história. Tamo ajudando a invadir os Três Poderes. Tá cheio. Bomba, tiro. Lá embaixo. Mas o Brasil é nosso (sic)”
As prisões fazem parte da série de decisões tomadas pelo STF para responsabilizar os envolvidos na tentativa de golpe que resultou na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Com informações do site Metrópoles