O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Laerte Gomes (PSD), anunciou o pagamento do recurso no valor de R$ 1 milhão, disponibilizados através de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), que já repassou o valor para a Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste.
O recurso foi disponibilizado em atendimento a solicitação dos vereadores Marquinhos Gomes (União), Graucimar Ferreira (MDB), Robinho da Saúde (União), Edis Farias (União), Geovane Fernandes (União) e do ex-vereador, Eudes Venâncio.
Segundo o deputado, o recurso está na conta da prefeitura, mas aguarda o processo de licitação para a contratação da empresa que fornecerá as lâmpadas de LED que serão instaladas nas ruas e avenidas do município, que tem investido no desenvolvimento da infraestrutura da cidade.
Laerte destaca que o Brasil conta hoje com a tecnologia de LED que é a opção mais avançada do mercado, além de permitir uma vida útil longa, garante eficiência elevada e melhor reprodução de cor, especialmente para utilização em iluminação pública.
“As luminárias de LED estão cada vez mais presentes nas áreas públicas das grandes e pequenas cidades, isso porque o seu impacto positivo tem sido percebido e cada vez mais solicitado. As vantagens são inúmeras, entre elas a redução significativa no consumo de energia elétrica, além da economia aos cofres públicos, uma vez que são 80% mais econômicas do que as demais opções convencionais”, ressaltou o deputado.
Ainda de acordo com o deputado, a iluminação de LED requer menos manutenção, tem maior durabilidade e vida útil, é sustentável e oferece mais segurança à população.
“Outro aspecto que é muito positivo em relação à iluminação com lâmpadas de LED é que parte das luminárias de LED podem ser fornecidas com sistema de Telegestão, que é mais do que apenas ligar ou desligar as luzes sem tocar fisicamente num interruptor. O sistema, não só reduz o consumo de energia como melhora índices de segurança em áreas consideradas perigosas por possuir baixa luminosidade, evita acidentes de trânsito, melhora o índice de ofuscamento para veículos e pedestres, além de mais proporcionar mais cor às atividades noturnas, tornando o turismo mais atrativo bem como a percepção e orgulho dos habitantes locais para com seu bairro ou cidade”, concluiu o deputado Laerte Gomes.