Dando sequência ao processo de fortalecimento dos Conselhos Tutelares de todos os municípios rondonienses, que o governo do estado vem realizando com base no programa Criança Protegida, a secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, cumpre agenda nesta semana fazendo a entrega de caminhonetes em quatro municípios, cujos gestores não puderam participar da solenidade no dia 16 de outubro, em Porto Velho, quando os veículos foram entregues aos outros 48 municípios. O primeiro Conselho Tutelar visitado na terça-feira (3), foi o de Nova União, pertencente à Regional de Ouro Preto do Oeste, já na parte da tarde, a entrega foi realizada em Novo Horizonte do Oeste, Regional de Rolim de Moura.
Em Corumbiara, Regional de Vilhena, a entrega da caminhonete ocorreu na quarta-feira (4), enquanto que em Monte Negro, Regional de Ariquemes, foi nesta sexta-feira (6).
Durante a entrega, Luana Rocha destacou a preocupação do governador de Rondônia, Marcos Rocha no sentido de melhorar a mobilidade e estrutura dos conselhos para que possam atuar de forma mais eficiente na proteção e assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos. A Seas é a responsável pela coordenação do programa.
“O objetivo do governo com a entrega desses veículos, é fortalecer cada vez mais a rede de proteção, cumprindo o compromisso de zelar pelos direitos da infância e adolescência, além de fazer com que os conselheiros tenham mais autonomia para atuar de forma integrada com outras políticas públicas, garantindo que cada criança e adolescente receba o suporte necessário quando mais necessitam”, reforçou.
Além da entrega dos veículos, a secretária ressaltou que, o programa Criança Protegida, criado em 2019 com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e proteção às crianças e adolescentes, também está atuando, por meio de convênios com as prefeituras, na construção de novas sedes dos Conselhos Tutelares; fornecimento de kits operacionais com computadores, impressoras e aparelhos de ar-condicionado; além da assinatura do Pacto Criança Protegida em março deste ano, em parceria com a Organização Internacional Childhood Brasil, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os municípios; entre outras ações voltadas à conscientização e mobilização da sociedade.
Os avanços na economia estadual, pontuados pelo governador e as demais ações e programas da Seas, também foram destacados pela secretária Luana, a exemplo do Vencer, lançado no início de 2024 com a proposta de capacitar profissionalmente a população vulnerável para o mercado de trabalho; e o Prato Fácil, que já serviu mais de 3,6 milhões de refeições saudáveis e nutritivas em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, em breve inicia atendimento em restaurantes credenciados em Jaru e Rolim de Moura. A refeição custa R$ 2 para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), enquanto o governo complementa o valor total.