Um jovem de apenas 14 anos de idade foi apreendido por policiais militares, após tentar repassar em um comércio, uma cédula falsa no valor de R$100,00. A apreensão desse adolescente, aconteceu em uma conveniência localizada na Rua Gibim, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
A equipe da Polícia Militar foi acionada ao local, após ser acionada pelo comerciante. Aos policiais, a vítima informou que o adolescente chegou ao local e pediu um refrigerante. Na hora de pagar pelo produto, ele entregou uma nota de R$100,00. O homem desconfiou, pois, a cédula estava mais grossa do que a normal.
Outros pontos foram observados, demonstrando a clara falsificação feita na cédula. Muitos locais estavam com manchas de tinta, borrões e também, as escritas estavam um pouco desfocadas.
O adolescente então foi detido pelo dono do local e alguns clientes e a PM foi solicitada para atender a ocorrência. Quando os policiais chegaram na conveniência, conversaram com o menor e ele informou que o próprio pai era quem fabricava tais cédulas de dinheiro falso.
Ele foi colocado na viatura e levado até onde estava seu pai. Os policiais conversaram com o pai do suspeito, que na verdade é um homem trabalhador e que inclusive havia chegado a pouco do serviço, não tendo nada a ver com o dinheiro falsificado.
O crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de reclusão de três a doze anos, e multa. A norma prevê, também, punição de seis meses a dois anos, e multa, àquele que, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade.