Londres – O caixão da rainha Elizabeth II está, desde a manhã desta terça-feira (14/9), no Westminster Hall e ficará exposto ao público por quatro dias. O corpo chegou ao local às 11h (horário de Brasília) após um cortejo de 38 minutos entre o Palácio de Buckingham e o salão que pertence ao Parlamento.
Os filhos e netos da rainha, liderados pelo rei Charles III, acompanharam o trajeto a pé. Também fizeram parte do cortejo os primos de Elizabeth e o sobrinho, o Conde de Snowdon. A rainha consorte, a princesa de Gales, a duquesa de Sussex e a condessa de Wessex seguiram o grupo de carro.
As ruas de Londres foram tomadas por milhares de ingleses para acompanhar o trajeto do corpo da monarca. Os presentes choraram e aplaudiram a falecida monarca. Alguns gritaram: “Deus Salve a Rainha”.
A cerimônia começou pontualmente às 10h22 (horário de Brasília). O caixão de Elizabeth estava adornado com a Coroa do Estado Imperial e foi transportado em uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei.
O cortejo passou por locais importantes do centro de Londres, como Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards e Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard.
O Arcebispo de Canterbury conduziu uma pequena celebração em Westminster com a presença de toda a família real.
Os ingleses poderão visitar e ver o caixão da monarca a partir das 17h (horário local). O Westminster Hall permanecerá aberto por 24 horas até as 6h30 de segunda-feira (19/9), dia que a rainha será enterrada. O público precisa estar preparado para enfrentar horas na fila, segundo a BBC.