segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Publicidade

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Em 16/02/2026 às 14:54 ⚬ Por Assessoria

O sábado (14) de Carnaval foi um grande dia para Ariene Rodrigues, moradora de Porto Velho há 15 anos, que se preparou a semana toda para acompanhar o desfile do maior bloco de folia da Amazônia. “Eu sou apaixonada pelo carnaval. A banda é um marco para mim, parece que o ano começa agora. Está tudo muito organizado, maravilhoso”.

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Bem animado estava Hector Molino, portovelhense raiz, estava na expectativa do bloco mais esperado do ano. “Eu fui morar em Belém, mas sempre volto para a Banda do Vai Quem Quer e para os blocos tradicionais. A organização está maravilhosa. A gente se organizou há dois meses para vir fantasiado de Shrek, Fiona e toda a turma”.

Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Porto Velho e do estado de Rondônia, a “Banda do Vai Quem Quer” é um dos maiores movimentos carnavalescos do norte do Brasil. Os foliões acompanharam os trios elétricos pelas ruas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e a Avenida 7 de Setembro, com dispersão no cruzamento com a Rua Rogério Weber. Os organizadores do evento calculam mais de 200 mil pessoas. A concentração foi na Praça das Três Caixas D’Água, monumento histórico.

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

O desfile transformou as ruas da cidade em um grande mar de gente com fantasias coloridas, muita diversão e alegria. A Prefeitura mobilizou toda estrutura possível para a festa. Houve iniciativas de segurança, organização do trânsito, ações sociais e de conscientização, saúde para todos os públicos.

O desfile da Banda contou com atuação integrada das secretarias municipais, incluindo Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), reforço da Atividade Delegada com Policiais Militares.

Publicidade

“A Siça (presidente da Banda) honra o legado do general Manelão e amplia essas fronteiras com mensagens de responsabilidade. Não é não. Respeito às mulheres. Quem fizer diferente precisa responder pelo rigor da lei. A Prefeitura está inteiramente à disposição, como reconhecimento à maior banda do Norte do país, uma expressão máxima artística e cultural de Porto Velho e de Rondônia”, declarou para a imprensa o prefeito Léo Moraes.

A Banda trouxe para a avenida uma campanha para o ano eleitoral de 2026. “Para o Brasil continuar contente, vote consciente”. Siça Andrade, filha de Manelão (Manoel Mendonça), é a presidente do bloco. Ela falou sobre a importância de ações de conscientização contra o assédio e todas as formas de violência, ponto alto do desfile. “Eu não tinha noção do alcance e do peso dessa campanha na vida das pessoas. Isso foi muito gratificante e emocionante. Todo mundo se empenhou muito para esse carnaval, especialmente a Prefeitura, que nos dá o decreto e libera o uso das vias. Sou muito grata”.

O carnaval também é uma fonte de renda, geração de empregos e novas oportunidades, comentou Paulo Moraes Júnior, Secretário Municipal Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). “A maior manifestação cultural da Região Norte é a Banda do Vai Quem Quer. Isso é turismo, economia aquecida, bares e restaurantes lotados e ambulantes trabalhando. Vamos curtir com responsabilidade”.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário