O nível do Rio Madeira continua subindo dia após dia, e na manhã desta terça-feira, 1º de abril, foi registrado um aumento de 7 centímetros, atingindo a impressionante marca de 16,60 metros. A maior cheia já registrada ocorreu em 30 de março de 2014, quando o rio chegou a 19,74 metros, um evento considerado um desastre natural extremo.
A cota de enchente do Rio Madeira é de 17 metros, o que preocupa moradores e autoridades locais. Durante a tarde desta terça-feira, dezenas de pessoas se reuniram no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para apreciar o pôr do sol, mas foram surpreendidas pelo avanço das águas, que já chegaram ao guarda-corpo do local.
As águas já começaram a invadir algumas áreas do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, aumentando o alerta entre os órgãos competentes e a população ribeirinha.
Diante da situação, a cheia do Rio Madeira segue sendo monitorada pela Sala de Situação, integrada e coordenada pela Defesa Civil e pelo Gabinete Militar Municipal, conforme determinação do prefeito Léo Moraes.
As autoridades seguem em alerta para minimizar impactos e garantir a segurança dos moradores das áreas mais vulneráveis.