Um gravíssimo acidente de trânsito ocorrido nesta quarta-feira (13), na BR-364, nas proximidades do KM70, em Jaci Paraná, resultou em um homem gravemente ferido. A vítima foi identificada como Lúcio, de 62 anos de idade, que é servidor público.
De acordo com o apurado pela reportagem, a vítima estava dirigindo uma caminhonete pertencente ao município de Guajará Mirim, quando acabou perdendo o controle da direção do veículo e colidindo violentamente com o guard rail, que é uma barreira física que serve para proteger veículos que saem da pista ou colidem com outros objetos, instalado ao longo de estradas, pontes, canteiros centrais e bordas de aterros. É composto por perfis de aço moldado, unidos por parafusos, formando uma tira contínua.
Após esta primeira colisão, a caminhonete capotou por diversas vezes e parou já dentro da área de mata. Alguns motoristas passavam pelo local e correram para dar auxílio ao condutor.
Militares do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros atendimentos ao ferido, que foi estabilizado e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do município, todavia, devido aos gravíssimos ferimentos sofridos, ele precisou ser transferido para o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, onde, infelizmente, foi necessário amputar as duas pernas da vítima.
Acredita-se que o veículo tenha aquaplanado, fazendo com que o motorista não conseguisse controlar a direção, resultando no acidente.
Aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando os pneus de um veículo perdem o contato com a pista, devido à água que se acumula entre eles e a estrada. Isso faz com que o carro pareça “flutuar” e o motorista perca o controle da direção.