Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (2) recebeu a candidata à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho (União), que falou sobre as suas propostas e expectativas nesta reta final da campanha, que de acordo com pesquisas, pode terminar no primeiro turno.
Personalidade política da capital rondoniense desde muito jovem, quando começou na militância da juventude do PSDB, Mariana Carvalho afirma que a busca de capacitação e qualificação profissional aos jovens de Porto Velho é pauta prioritária de sua gestão frente ao Prédio do Relógio.
“Eu comecei muito jovem e sei bem o que é escutar que você não tem preparo, não tem currículo, sendo uma prioridade na minha gestão, a capacitação dos jovens. O desenvolvimento passa pela criação de cursos de qualificação com programas como o Faculdade da Prefeitura. E temos o setor industrial para servir como atrativo para as empresas, mas hoje ela está sob responsabilidade do Governo do Estado. Como prefeita, vou atuar em parceria com os poderes para levarmos infraestrutura a esse local. Assim como o programa Giro Empreendedor, onde vamos reduzir a burocracia através do sistema Porto Velho Digital”, afirmou Mariana Carvalho.
Gargalo da atual gestão, a saúde pública também foi abordada por Mariana Carvalho que se comprometeu a construir o hospital municipal, reformar as UPAS e UBS, além de modernizar o sistema de agendamento de consultas.
“Reformar e modernizar as UBS e UPAS, vamos facilitar os agendamentos via aplicativo. Teremos programas como Porto Saúde e Saúde Digital, onde haverá o acompanhamento dos paciente, também vamos ampliar os horários das unidades de saúde e valorizar os servidores, e assim como eu afirmei que a rodoviária iria sair, eu vou construir o Hospital Municipal com atendimento que será referencia nacional na saúde pública”, relatou Mariana Carvalho.
A candidata do União afirmou que a infraestrutura de Porto Velho passará por uma revolução iniciando com a construção do anel viário, que irá resolver a questão da mobilidade urbana. A construção de pontos de embarque e desembarque de passageiros de aplicativo também foi um compromisso firmado por Mariana Carvalho.
“Porto Velho precisa da construção do anel viário para ajudar o trânsito e a gente conseguir fazer com que a mobilidade urbana aconteça. Também vamos construir pontos de embarques e desembarques de veículos por aplicativo, além de terminar o trabalho do prefeito Hildon em asfaltar toda a cidade de Porto Velho. Vamos fazer um plano de drenagem profunda para conseguir alagar com os alagamentos de Porto Velho”
Sobre a gestão da educação municipal, Mariana Carvalho afirmou que nenhuma criança ficará fora da sala de aula em Porto Velho enquanto ela estiver na prefeitura. Ela também garantiu que reduzirá a idade mínima do ingressos de crianças em creches da prefeitura.
“A gente precisa dar a garantia de que todas as nossas crianças tenham acesso à sala de aula, se necessário faremos parceria com as creches privadas. Hoje o município recebe crianças a partir de dois anos, na minha gestão será a partir de um ano, revendo o salário dos professores”, destacou Mariana Carvalho.
A implantação da Guarda Municipal também é um proposta da gestão de Mariana Carvalho, que de acordo com ela, será realizado um concurso público para contratação desses servidores, para a candidata, iluminação, limpeza da cidade e contratação de policiais em dia de folga, também serão ações implementadas para melhorar a segurança pública em Porto Velho.
“Hoje na minha relação com o governador Marcos Rocha, como prefeito posso realizar uma parceria para fazer com que a segurança pública seja efetiva, primeiro criando a Guarda Municipal e a implantação do programa Bico Legal, que irá reconhecer o trabalho de policiais em dia de folga que desejam fazer uma hora extra. Vamos iluminar 100% da cidade para aumentar a sensação de segurança da comunidade e implementar totens de segurança”, e comprometeu Mariana Carvalho.
A candidata desabafou sobre os ataques promovidos contra a sua imagem e honra de candidatos concorrentes, afirmando que não responde aos ataques em respeito aos eleitores de Porto Velho.
“Responder os ataques é desrespeitar o eleitor e cada um oferece o que tem dentro de si, e dentro do meu coração o que tem são propostas para Porto Velho, por isso, que eu não perco tempo com ataques infundados, promovendo fake news, infelizmente tem candidatos fazendo isso e que já foram condenados pela Justiça Eleitoral”, finalizou Mariana Carvalho.