segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

Trabalhadores do comércio de Porto Velho podem atuar no feriado da Independência, diferente dos funcionários do interior

Em Porto Velho, o funcionamento do comércio sofrerá algumas alterações, especialmente no Porto Velho Shopping

No próximo sábado, 7 de setembro, quando o Brasil celebra sua Independência, os trabalhadores do comércio em Porto Velho poderão exercer suas atividades normalmente. A autorização para a utilização da mão-de-obra durante o feriado foi garantida por um acordo coletivo firmado entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecom).

Publicidade

No entanto, essa permissão é válida apenas para a capital rondoniense. Nas demais cidades do estado, as empresas comerciais, de serviços e turismo não poderão contar com a mão-de-obra de seus funcionários. A restrição também é resultado de um acordo coletivo, mas este firmado com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (Sintracom), o que impossibilita a atuação dos trabalhadores no feriado.

A Fecomércio-RO fez questão de alertar os empresários do interior sobre essa restrição, lembrando-os da necessidade de cumprimento das convenções coletivas em vigor, evitando, assim, qualquer tipo de sanção trabalhista.

Em Porto Velho, o funcionamento do comércio sofrerá algumas alterações, especialmente no Porto Velho Shopping. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, a praça de alimentação funcionará das 12h às 22h, enquanto as lojas abrirão das 13h às 21h. Essa adaptação permite que os consumidores ainda possam aproveitar o dia de folga para realizar compras e desfrutar das opções de lazer e alimentação oferecidas no local.

Este cenário reforça as diferenças nas negociações sindicais entre a capital e o interior de Rondônia, impactando diretamente as operações do setor comercial em um dos feriados mais importantes do calendário nacional. Para os trabalhadores de Porto Velho, o feriado será um dia comum de trabalho, enquanto no interior do estado, a maioria dos funcionários poderá aproveitar o descanso garantido por lei.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.