Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, Exército e o Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron), desencadeou a Operação Eldorado, com o objetivo de reprimir o garimpo ilegal no rio Madeira, nas regiões de Nova Mamoré e Porto Velho.
A ação, que mobilizou 25 policiais federais, incluindo explosivistas, pilotos de embarcação e agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além de dois agentes do Ibama, 48 militares do Exército e quatro policiais do BPFron, resultou na destruição de 8 dragas e balsas utilizadas exclusivamente na atividade criminosa de extração de ouro no leito do rio. Estima-se que o valor dos equipamentos destruídos alcance aproximadamente R$ 2 milhões.
Além da destruição das dragas, a operação também incluiu a fiscalização de 18 outras dragas e balsas, com o objetivo de verificar a conformidade das práticas de extração de minérios com a legislação ambiental vigente.
Os responsáveis pelo garimpo ilegal enfrentarão possíveis acusações pelos crimes de usurpação de bens da União e extração de recursos minerais sem permissão, concessão ou licença, sujeitos a penas de até seis anos de detenção, além de multas.
A Operação Eldorado representa mais um esforço das autoridades federais em combater as atividades ilegais que causam danos ambientais e sociais significativos na região amazônica, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais e a aplicação da lei.