sábado, 7 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

ATENÇÃO – Inmet emite alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h para RO

O comunicado ressalta a importância da população estar atenta e tomar medidas preventivas diante das condições climáticas adversas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (20) dois alertas para todo o estado de Rondônia, prevendo chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em algumas regiões. O comunicado ressalta a importância da população estar atenta e tomar medidas preventivas diante das condições climáticas adversas.

Publicidade

Alerta Laranja:

Para metade do estado, incluindo cidades como Porto Velho, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná, o Inmet emitiu o alerta laranja, indicando um nível médio de perigo. São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia. Além disso, prevê-se ventos intensos que podem atingir velocidades de 60 a 100 km/h.

As consequências dessas condições climáticas incluem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta está previsto para encerrar às 23:59 desta quinta-feira (21).

Alerta Amarelo:

Publicidade

Para as demais regiões do estado, como Vilhena, Alta Floresta do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim, foi emitido o alerta amarelo. Nesses locais, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h.

Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, a população deve permanecer alerta e seguir as instruções de segurança.

Instruções:

Diante de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia é uma medida preventiva importante.

Para obter mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Diante das condições climáticas adversas previstas, é fundamental que os moradores de Rondônia estejam atentos e adotem todas as precauções necessárias para garantir sua segurança e a de seus familiares.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de

Não temos mais notícias para mostrar.