A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 18 de março, a Operação Maultier, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas nas cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Ji-Paraná.
A investigação teve início no ano de 2023, após a prisão em flagrante de dois passageiros de um ônibus que partiu de Porto Velho com destino a Goiânia, transportando cinco tabletes de cocaína. A partir de diligências realizadas pela Polícia Federal, foi identificado o envolvimento de três pessoas, duas residentes em Guajará-Mirim e uma em Nova Mamoré.
Um dos investigados é apontado como responsável pela coordenação e logística do transporte da droga, enquanto os demais são identificados como “mulas”, ou seja, pessoas aliciadas para o transporte dissimulado da substância ilícita. Os suspeitos responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas, cuja pena pode ultrapassar 20 anos de prisão, além de outros delitos que possam ser identificados durante as investigações.
O nome da operação, “Maultier”, é uma palavra alemã que significa “mula”, em referência ao papel desempenhado pelas pessoas presas em flagrante que realizavam o transporte clandestino de drogas para terceiros. A ação da Polícia Federal destaca o compromisso das autoridades em combater o tráfico de drogas e garantir a segurança e ordem pública nas regiões afetadas.