Nesta terça-feira (30), um homem conhecido como “Americano” chocou a comunidade ao se apresentar na delegacia local, acompanhado por um advogado, e confessar o homicídio de Edson Gonçalves da Rocha, mais conhecido como “Edinho Boiadeiro”. O crime ocorreu na madrugada do último domingo (28) em frente a um bar no assentamento Flor do Amazonas, zona rural de Candeias.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do jornal Lente Nervosa, “Americano” alegou legítima defesa, narrando que após uma discussão acalorada, Edinho Boiadeiro o ameaçou de morte e, supostamente, se dirigia à sua caminhonete Ranger para buscar uma arma. Temendo por sua vida, “Americano” tomou a decisão de agir preventivamente, utilizando um revólver calibre 357 para disparar contra Edinho.
O revólver em questão foi apresentado pelo suspeito ao delegado Sandro Moura, titular da delegacia de Candeias, durante seu depoimento voluntário. Em virtude dessa apresentação espontânea, existe a possibilidade de que o homem responda ao processo em liberdade.
Relembrando os eventos da fatídica noite, testemunhas relatam que Edinho Boiadeiro chegou ao bar, pediu uma cerveja e iniciou uma discussão com “Americano”, que já se encontrava no estabelecimento. A discussão intensificou-se, culminando com a ameaça de Edinho de buscar uma arma em sua caminhonete. “Americano”, temendo pela própria vida, agiu rapidamente, disparando quatro tiros na direção de Edinho.
Durante a perícia criminal realizada no local do crime, foi descoberta uma pistola calibre 380 na caminhonete Ranger pertencente à vítima.