A ação da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil de Rondônia resultou na prisão de José Paulo Carneiro de Moraes, (39), nesta terça-feira (21/03), em Porto Velho. O criminoso foi preso no bairro JK, zona Leste da capital.
“Preto”, como é conhecido, foi expedido dois mandados de prisão preventiva por crimes de pertencimento a organização criminosa e por homicídios ocorridos em fevereiro de 2022 na comunidade do Lagamar no Alto da Balança. bairro, na área integrada de segurança (07) Fortaleza (CE).
José, que é irmão de Paulo Victor Carneiro de Morais, o “Vitim”, preso no dia 23 de fevereiro deste ano em um shopping de Fortaleza, tinha participação significativa em um grupo criminoso que atuava na região. A investigação aponta que ele levava uma vida luxuosa na capital cearense, frequentando festas em clubes e casas de shows, além de possuir um imóvel de alto valor na orla de Fortaleza.
Na semana passada, “Preto” embarcou em um voo com destino à Porto Velho, onde se encontrou com um suspeito de tráfico interestadual de drogas que foi preso pela Polícia Federal (PF) há cinco dias.
Com base nessas informações, o Departamento de Homicídios e Proteção Pessoal e Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Ceará e o Departamento de Inteligência e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil de Rondônia desenvolveram a ação conjunta para capturar o criminoso sob investigação.
José Paulo Carneiro de Moraes foi preso em uma residência e não contestou os mandados de prisão por associação criminosa e homicídio.
Ele fica à disposição da Justiça rondoniense e será reconduzido para o estado do Ceará.