Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), um fenômeno chamou a atenção e virou assunto bastante comentado nas redes sociais. Apesar de ser magnífico, o Halo Solar ocorre com frequência.
Halo solar é um fenômeno óptico ao redor do Sol causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera. Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.
O halo lunar, por sua vez, ocorre com base no mesmo princípio do halo solar, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da Lua.”
Como ocorre o halo solar
No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, conforme verificado por Sir Isaac Newton, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.
Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos.”
O halo solar ocorre na troposfera a, aproximadamente, 12 km de altitude. Nessa altura, em razão das baixas temperaturas, há um favorecimento da formação das nuvens do tipo Cirrostratus, sendo possível visualizar o fenômeno de qualquer parte do planeta.