A síndrome do pânico é uma condição mental, relacionada com crises agudas de ansiedade, medo e desespero. Um problema grave, que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Algo capaz de desencadear sintomas físicos e emocionais que comprometem o bem-estar do paciente.
O documentário da Netflix “É o Amor”, que mostra o dia a dia da família Camargo, trouxe algumas cenas nas quais a cantora Wanessa Camargo passa por crises e surtos que caracterizam o problema. Em uma das cenas, inclusive, ela é vista no banheiro sendo confortada por seu pai, Zezé Di Camargo.
“Quando começou isso, a minha mãe achou que era frescura, meu pai achou que era frescura e os meus amigos também. Eu não desejo isso nem para o meu inimigo. Parece que você está ficando louca e viver essa loucura é assustador porque você fica com medo de perder você”, revelou Wanessa em um dos trechos de “É o Amor”.
Os sintomas da síndrome do pânico não se limitam apenas a distúrbios mentais e psicológicos. O problema também costuma dar sinais físicos. Confira quais são:
- Dor ou desconforto no tórax;
- Sensação de engasgo;
- Náuseas, dores gástricas ou diarreia;
- Sensação de dormência ou formigamento;
- Palpitações ou frequência cardíaca acelerada;
- Falta de ar ou sensação de asfixia;
- Sudorese;
- Tremores ou espasmos;
- Vertigens, instabilidade postural ou desmaios;
- Medo de morrer;
- Receio de enlouquecer ou de perder o controle;
- Sensações de irrealidade, estranhamento ou distanciamento do meio em que vive;
- Agitação ou arrepios.
A psicóloga Deise Cristina Gomes concedeu entrevista sobre o assunto ao site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Confira!
( CLIQUE AQUI E CONFIRA ENTREVISTA )