Um acontecimento que encheu de orgulho o Município de Costa Marques em Rondônia, uma filha do município com 29 anos de idade, Jaíne Mackievicz, no episódio final da primeira temporada do reality norte-americando de culinária “The Julia Child Challenge”, a jovem desbancou nada menos do que sete cozinheiros amadores.
Esse evento é produzido pela Food Network, a série de seis episódios foi um tributo ao legado de Julia Child (1912 – 2004). Mistura de Ofélia, Palmirinha e Ana Maria Braga dos Estados Unidos, a californiana levou o fogão e as panelas para dentro da TV — sua história foi contada no filme “Julie & Julia”, com Meryl Streep no papel da apresentadora.
Ela ensinou com irreverência e bom humor durante muito tempo, além de que por meio de dezenas de livros e shows, tudo que aprendeu na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, levou para o país que só queria saber de fast-food. Trata-se de um feito reconhecido por craques como o chef-viajante Anthony Bourdain (1956 – 2018).
Durante o evento, os competidores assistiam vídeos antigos da própria cozinheira e tinham a tarefa de reproduzir e recriar pratos célebres da apresentadora. Para Jaíne, a premiação foi um encontro entre mestre e pupila: “É a realização do sonho de uma vida”.
“Detesto competições. Nunca imaginei que um dia me ligariam dizendo que tinham lido um artigo que escrevi contando a minha história com a Julia Child na revista americana Cherry Bombe e me perguntariam se eu gostaria de fazer parte do casting de um reality de culinária”, disse a rondoniense Jaíne Mackievicz .
Por coincidência, ela e seu marido estavam mudando para a Califórnia, onde o show seria gravado. Numa passagem por Washington, visitou o Museu Nacional da História Americana. Na ala dedicada à comida, conheceu a cozinha de quando Julia morava em Cambridge, Massachusetts, e que foi doada à instituição. Quando viu o set de filmagem, foi como se ela tivesse entrado na casa dela. Era tudo idêntico.
Jaíne disse ainda que não teve a influência direta por assistir Julia na TV, suas referências foram através de vídeos e livros, além da sua própria imaginação, pensava nela nos momentos que se sentia perdida no seu propósito. Ao participar do show, se apegou a essa ideia da Julia experimentando o mundo da gastronomia no país que não era o dela. A disponibilidade de ingredientes era enorme e lhe ajudou. Conseguiu trabalhar com goiabada, maracujá, banana-da-terra, arroz e feijão. Pode fazer a comida que saiu do coração, e isso fez com que ela se destacasse.