Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal, com apoio do Ibama e da Polícia Militar de Rondônia, deflagrou a Operação Submerso, com o objetivo de combater a extração ilegal de minério de ouro no rio Roosevelt, no município de Espigão do Oeste e áreas vizinhas.
De acordo com a Polícia, durante o percurso, as dragas acabam atravessando as terras indígenas Roosevelt, Zoró e Aripuanã, ilegalmente.
Durante a ação, 12 dragas que estavam em atividade e atuando de forma ilegal no rio Roosevelt, foram destruídas pelas equipes que atuaram na operação.
A Polícia constatou que a extração estava em plena atividade, por meio do uso de dragas. Com emprego de produtos tóxicos, esse equipamento revolve o fundo do rio e, por sucção, leva o material até a superfície, para realização do processo de separação em busca do ouro.
O nome da operação se refere ao fato do local onde se encontra o minério e o emprego de mergulhadores pelos garimpeiros no processo de extração do mineral.
Desnecessario queima as draga os garimpeiro vende tudo que tem para consegui compra uma draga que custa em media 70 mil reais
E o estado vem e destroi tudo de uma hora para outra os cara não tem mais nada é foda