segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Publicidade

Agevisa aguarda regulamentação da Anvisa e do estado para controlar autoteste de covid-19

Tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Governo de Rondônia regulamentarem a medida, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) cumprirá a nova política pública de utilização do autoteste para a covid-19. No final da semana passada, dia 28, a Anvisa liberou a possibilidade de comercialização de testes que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares.

Publicidade

“O autoteste já é uma realidade em países de primeiro mundo, a estruturação desse tipo avaliação não implica somente na realização do exame, mas em como esses testes ou casos serão notificados, em países onde essa prática já ocorre após a realização do teste”, disse o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

A coordenadora estadual da covid-19 na Agevisa, Flávia Serrano, doutora em Biologia Experimental explicou que a notificação é realizada por QrCode pelo próprio celular, mas a aprovação da Anvisa ainda traz dúvidas com relação a ela. Isso não diz respeito à testagem: “O teste poderá ser realizado pela coleta salivar, quando houver kit, ou nasal, a forma mais comum, pela qual a coleta é feita na porção inicial das narinas, diferente da coleta nasofaringe, como estamos habituados”, detalhou Serrano.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a demanda por testes têm sido alta. Entre 17 e 23 de janeiro, a entidade constatou um recorde de 740,7 mil testes em farmácias e drogarias, dos quais, 43,14% resultaram positivos. Até então, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias.

Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT-PCR, testes de Antígenos (TR-Ag), até os testes de anticorpos (IgM e IgG), esses últimos por metodologia de testes rápidos, que fornece um diagnóstico em poucos minutos, porém, o padrão ouro é o RT-PCR.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário