Com a variante Ômicron espalhando-se velozmente, o Brasil chegou neste domingo (23/1) à marca de 24 milhões de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia no país.
Nas últimas 24 horas, foram 135.080 novas notificações da doença. O número é menor do que o registrado no sábado (23/1), quando 157.393 casos novos foram notificados.
A média de casos está em 149.085 novos infectados ao dia, um aumento de 360% em comparação a 14 dias. A alta se deve principalmente ao avanço da Ômicron.
A média móvel de mortes diárias subiu mais uma vez, e chegou a 293. Em comparação com o verificado há duas semanas, houve variação de 132%. Nas últimas 24 horas, foram 296 mortes.
Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
No total, o Brasil já perdeu 623.097 vidas para a doença e computou 24.044.255 casos de contaminação.
Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.
Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.