segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Publicidade

LOTADA: pacientes na UPA leste estão sem previsão de atendimento; Vídeo

Moradores da região leste de Porto Velho que buscaram atendimento nesta segunda-feira (13) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro, Bairro Lagoinha, precisaram aguardar várias horas por atendimento. Alguns dos pacientes sequer chegou a ser atendido.

Publicidade

Conforme informações apuradas pela reportagem, na UPA estão alguns pacientes que buscaram atendimento por volta das 9h e até o momento não foram atendidos, passaram apenas pela triagem, onde receberam a pulseira de cor verde, que é dada aos pacientes que estão com menos prioridade para atendimento médico.

Um servidor da UPA informou aos pacientes que a unidade está com poucos médicos e, estão sendo atendidos primeiramente os que foram classificados com pulseiras vermelhas e amarelas na triagem, além do médico na sala de sutura.

“Não vou pedir pra ninguém ir embora, jamais, mas quem for verde (pulseira), está demorado. Não tem previsão de atendimento. Vai atender? Vai, mas o horário nós não sabemos”, disse o funcionário.

O homem relatou ainda que os pacientes que estavam com pulseira verde e possivelmente estavam com quadro clínico evoluindo, poderiam refazer a triagem para ver se há necessidade de classificação para pulseira amarela. Disse ainda que além da recepção, outros ambientes da UPA estavam lotados.

Publicidade

Pediu para que se os pacientes pudessem buscar outra unidade de saúde para serem atendidos, seria melhor, pois a alta demanda na UPA leste e o baixo efetivo de médicos não garantiria atendimento rápido, principalmente aos que estavam com pulseira verde.

“Fui buscar essas informações lá em cima porque eu acho que vocês precisam de informação, para não ficarem por aqui muito tempo. Tem gente aqui desde às 9h da manhã, então seria injusto chegar aqui e não dar esse aviso para vocês”, finalizou o servidor.

Insta salientar que as reclamações por demora, e até falta de atendimento, tanto na UPA leste, quanto na UPA sul, não é de agora. A reportagem já havia recebido denúncias de pacientes que esperaram por várias horas e não foram atendidos.

Na última semana, uma paciente estava com corte grande e profundo na perna e buscou atendimento na UPA sul, porém, foi informada que no momento não havia médico para fazer a sutura. Uma servidora da unidade afirmou que o médico estava chegando, porém, após esperar alguns minutos, a paciente com a perna sangrando teve que buscar atendimento em outra unidade de saúde.

Publicidade

Deixe um comentário